O Jogo ideal #1

Eu venho me perguntando cada vez que penso em Airsoft o que é preciso para um jogo ideal, quais as premissas, bases e o que eu espero dele do Briefing ou De-Briefing. Claro que todos queremos o melhor jogo (game, evento, rachão) mas eu creio em algumas bases consolidadas para a frase do fim do dia seja "- O Melhor do Ano", nem sempre todos são os melhores e quando acontece isso realmente até limpar o equipamento se torna chato.


Eu tenho notado de forma bem constante que os interesses mudaram, as pessoas mudaram, as ofertas (em mais volume ou não) da quantidade de jogos aconteceram mudaram. Eventos grandes ou pequenos são difíceis de serem controlados, pois devemos controlar PESSOAS e estas são totalmente incontroláveis em certo ponto. Desde o colega que sai ante do meio dia que precisa almoçar em casa ao cara que enjoa no meio do enredo pois não conseguiu engatar psicológicamente e ou fisicamente no jogo. Pra muitos o enredo não importa, vai lá se farda, pega a arma da uns tiros, faz o feijão com arroz e vai embora.


Analiso tudo nesse conceito, desde a separação das equipes, fardamentos (cor e distinção e se estão dentro do contexto), organização de missões, dimensionamento de campo dentre outros. MAS antes de eu me aprofundar nisso em outros posts, eu vou dar uma dica aqui pessoal que pra mim é de uma importância enorme, e é a PERDA ou ganho financeiro. Afinal estamos criando um jogo ou evento sendo ele para termos caixa para equipe, beneficente e ou mesmo como um trabalho (não é crime mas não cometa gafes, tem uma chance só). Pra isso eu acredito que o controle de tudo isso é muito importante, pois perdas financeiras podem até acabar com a equipe, amizades e um evento nem ocorrer pois perdeu-se o controle e no fim você saiu como um 171.


Eu vou disponibilizar aqui minha planilha simples e tentei deixar ela de maneira mais simples possível, deixando os campos em "vermelho" são os editáveis, coloque ali os valores que toda planilha tende a se completar sozinha. Dando o CUSTO POR JOGADOR, ou seja quanto custa cada amiguinho em campo sendo assim você pode dar a margem ou não (se a idéia é não ganhar dinheiro sugiro 6-8% de margem para qualquer custo a mais). A planilha parece complexa mas não é, ela tem as abas que podes colocar as camisetas, bonés, patchs, custos com desclocamento... enfim diversos dados para você saber o tamanho da operação (financeira) que você esta fazendo. Sugiro também usar ferramentas de inscrição como o SYMPLA, que protege o consumidor de seu evento (a inscrição no caso), deixando o valor salvo e liberado no dia do evento. Se caso for cancelado e ou adiado, pode-se reembolsar a todos. Caso hajam desistências ou troca de titularidade você nem precisa se preocupar com isso. O sistema faz pra você e te cobra 10% sobre o valor do ingresso que você coloca no custo do evento, pois é uma segurança para ambos.


Caso você precise de ajuda com a planilha, chame a CKL tanto por email, instagram e ou por aqui. Queremos fazer parte do seu evento e que no fim do dia eu diga:


- O Melhor do Ano!


*todos os comentários feitos aqui são pensamentos individuais de cada colunista e de sua responsabilidade.

Organização e Custos - CKL
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